Curitiba anuncia Plano Diretor Cicloviário

A prefeitura de Curitiba divulgou nesta sexta-feira (6) os detalhes do Plano Diretor Cicloviário. A grande novidade, no entanto, não é o investimento de R$ 90 milhões para implantação de 300 quilômetros de novas vias para a circulação de bicicletas na capital até 2016. Nem a criação de via preferencial para bikes na Avenida 7 de Setembro, uma das principais artérias do centro da cidade. Muito menos o projeto de uma microrrede cicloviária na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), para beneficiar os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte.

O verdadeiro fato novo é o plano em si — e tudo o que ele representa. A cidade tem agora um plano cicloviário, anunciado com status de “pacote”. No mundo da política, só ganha pacote o que é emergencial e fundamental. Ouve-se falar de pacote para a Economia, para a Educação, Saúde e Segurança Pública. A Bicicleta  também fez por merecer e ganhou um pacote com 12 medidas — que vão desde implantação de infraestrutura à criação de uma praça temática para os ciclistas –, buscando consolidar o conceito de multimodalidade ao inserir a bicicleta no planejamento da cidade. Bicicleta como coisa para passear no parque, portanto, é discurso superado. Quem é contra, pode até ficar de mi-mi-mi, mas já foi atropelado pelos fatos.

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